top of page

ASAGOL debate demandas do grupo com RH e Operações da GOL


Caro(a) Associado(a),


Dando sequência à agenda de reuniões do ano entre a ASAGOL e a GOL, as Diretorias da Associação e do RH da empresa, representada pelo Sr. Jean Carlo Nogueira, encontraram-se na manhã da sexta-feira (23/06) para o debate de temas relevantes ao grupo de voo.


Focando a saúde dos tripulantes, a Diretoria de RH detalhou o trabalho realizado nos últimos anos junto às operadoras de Planos de Saúde, e como tem atuado na busca por firmar contratos que contemplem uma rede credenciada que ofereça o melhor custo/benefício aos funcionários. Os esforços da GOL têm, reconhecidamente, proporcionado aos tripulantes planos com preços competitivos perante os valores praticados pelo mercado, além de reajustes anuais muito abaixo da inflação médica.


A empresa também ressaltou o empenho em prol de uma contínua interação com os tripulantes visando atender da melhor forma suas necessidades.


Com relação às demandas do grupo de voo, a ASAGOL deu início às suas exposições com o debate sobre a métrica para avaliação da satisfação do cliente, indagando sobre a possibilidade de se utilizar um índice que contemple a experiência do cliente durante o voo. A Associação acredita que a fragmentação do índice global poderá resultar em avaliações mais precisas quanto a cada área envolvida na experiência e geração de valor para o cliente.


Outro tópico abordado pela ASAGOL foi a política de estímulo à aposentadoria adotada pela GOL, tendo sido proposta uma flexibilização dos parâmetros utilizados atualmente, bem como a adoção de novos critérios.


Por fim, a Associação se posicionou quanto à política da empresa para o Programa de Participação nos Resultados (PPR), defendendo a presença ativa do grupo, por intermédio da ASAGOL e do SNA, na definição das regras do programa.


Operações


O debate das demandas do grupo seguiu no período da tarde, quando a Diretoria da ASAGOL esteve reunida com a Diretoria de Operações da GOL, representada pelos Cmtes. Junqueira, Sérgio Netto, Cortez e Leonardo Constant.


A reunião foi aberta com um produtivo debate sobre a possibilidade de incorporação de um plano de carreira para os tripulantes baseado na senioridade na função.


Fruto de uma ideia que vem amadurecendo, sobretudo após a mobilização construtiva de grande parte dos nossos copilotos, essa proposta visa contemplar a senioridade de Comandantes, Copilotos e Comissários que têm se dedicado e investido sua carreira profissional na empresa.


Ainda em fase de construção, a proposta foi recebida pela Diretoria de Operações, que irá se aprofundar no tema e nos dará um retorno assim que possível.


Importante ressaltar que a GOL não se comprometeu a implementar qualquer alteração, neste momento, muito embora tenha se manifestado de forma proativa para receber essa demanda dos tripulantes através da ASAGOL, motivo pelo qual reforçamos a importância de ser mantida uma discussão em alto nível e sem radicalismos para que tenhamos uma abordagem qualificada, madura e profícua com a liderança da empresa.


A GOL também analisará a possibilidade de participação da ASAGOL nos Conselhos de Instrução e Disciplina da empresa, tendo sido, assim como no caso do plano de carreira, apresentada proposta pela Associação.


Outros assuntos debatidos durante o encontro foram a forma como o cálculo da meta de combustível é levado em conta na definição da meta para o Programa de Participação nos Resultados (PPR), e a escala, com enfoque na dispersão da média de folgas e na distribuição feita pelo sistema automático dos pernoites dos voos internacionais.


Concluída mais uma etapa no contínuo diálogo entre empresa e tripulantes, a ASAGOL reforça sua disposição para o trabalho conjunto na busca por melhorias que contemplem as demandas de ambas as partes, bem como parabeniza a GOL pelos resultados já alcançados e pela abertura dada ao grupo.


À todo o grupo de voo, reiteramos estar de portas abertas na Associação para dirimir qualquer dúvida.


Representaram a ASAGOL nas reuniões com o RH e Operações da GOL os Cmtes. Tulio, Mario Amato e Sorza, e as Cmss. Thais Pezzato e Gianina.


Diretoria da ASAGOL

logo instagram .png
bottom of page