Agosto Dourado: Aleitamento Materno


Edição nº 26

Por Andressa Diniz - Analista de Bem Estar


O mês de agosto é dedicado à proteção e apoio do aleitamento materno, promovendo a conscientização por meio do "Agosto Dourado". Segundo o site "Conquiste sua Vida", foi escolhida essa cor devido ao padrão de excelência do alimento e a seriedade da amamentação.


Iniciativa dos profissionais de saúde da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que se uniram para levar ao conhecimento da população a relevância do ato de amamentar, a campanha tem o intuito de incentivar e estimular dentro das famílias a nutrição adequada dos recém-nascidos.


A importância do aleitamento materno


O leite materno é o alimento principal para os bebês, formado por nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. Nos seis primeiros meses de vida da criança recomenda-se o aleitamento materno de maneira exclusiva, bem como sua continuidade até os dois anos com a introdução de outros alimentos, prevenindo contra infecções, doenças e fortalecendo a imunidade do bebê.


Benefícios do aleitamento para as mães


Além dos benefícios nutricionais para a criança, a amamentação também gera vantagens para a mãe, como a produção de hormônios do bem-estar, prevenção de anemia, estabilização do ferro no organismo, perda do peso pós gestação e um dos mais significativos: fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.


A amamentação é um momento único entre ambos e, para essa prática ser conduzida de uma forma que os beneficia, é necessário que os familiares participem de maneira sutil, criando uma rede de apoio e proporcionando a tranquilidade psicológica e emocional que eles precisam.


Cansaço, stress e preocupação são fatores que desfavorecem a produção do leite e o ato de amamentar, tendo a rede de apoio o principal objetivo de incentivar a mãe, fortalecendo o vínculo da família, priorizando o crescimento saudável das crianças.


Seja uma rede de apoio


Infelizmente, algumas mulheres não têm acesso a essa rede de apoio familiar. Caso conheça alguma mãe com bebês em fase de amamentação, sugerimos a empatia de oferecer um conforto em suas rotinas diárias, fazendo com que ela se sinta acolhida e tenha esse momento único com o(a) filho(a).



© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: