A convite da ATL, ASAGOL realiza contribuição técnica em evento de entidades do grupo LATAM


Membros de associações e sindicatos ligados à LATAM no evento USAPLA, realizado pela ATL

Caro(a) associado(a);


A ASAGOL participou da 4ª Reunión da Unión de Sindicatos y Associaciones de Pilotos Latam Airlines – USAPLA, realizada pela ATL nos dias 11 e 12 de junho, e pode contribuir de forma técnica em debates relacionados à radiação ionizante e o Projeto Fadigômetro.


O objetivo desse encontro, segundo a ATL, é promover o intercâmbio técnico-cultural com as associações congêneres de pilotos LATAM. O encontro contou ainda com a participação do SIPLAP - Sindicato Pilotos LAN Peru; do Sindicato de Aeronavegantes de TAM Mercosur – Paraguay (SAT); do Sindicato de Pilotos de LAN Chile; pilotos representantes sindicais da LATAM Brasil, pelo SNA, e membros do “Comitê do 767”.


O Cmte. Ruas, diretor da ASAGOL, realizou uma apresentação sobre radiação ionizante e os problemas que podem ser gerados aos tripulantes em casos de alta exposição.


“Foi uma boa oportunidade de apresentar os estudos e dados relacionados à radiação ionizante, o público ficou bastante surpreso, principalmente os peruanos e paraguaios”.

Os representantes de Peru e Paraguai convidaram o comandante para uma apresentação nas capitais de seus países, com o intuito de abordar novamente o tema. “É uma satisfação, pois demonstra o quanto o trabalho que realizamos pode gerar interesse em entidades internacionais ligadas à aviação”, finaliza.


O Cmte. Túlio, ex-presidente da ASAGOL e atual porta-voz científico do Fadigômetro, também realizou uma apresentação. Ele explicou o projeto, desde a sua criação e desenvolvimento até o seu momento atual.


De acordo com ele, as entidades foram bastante receptivas ao projeto e seu conceito.


“Pudemos demonstrar um pouco do trabalho realizado pela ABRAPAC, ASAGOL, ATL e SNA, todos demonstraram bastante interesse pela iniciativa de mensurar a fadiga na aviação brasileira e criar formas de mitigar essas ocorrências”.

O terceiro convidado externo a participar do evento foi o Cmte. Adriano Castanho, da Gol Linhas Aéreas e membro associado ASAGOL. Ele realizou uma apresentação sobre a legislação brasileira com relação aos aeronautas.


A ASAGOL agradece aos comandantes por apresentarem projetos ligados à atuação da associação e à ATL pelo convite para participar da USAPLA.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: