top of page

737 MAX: Boeing espera para dezembro nova certificação

A Boeing informou em um comunicado feito esta semana que espera realizar até o fim de dezembro o voo de certificação do 737 MAX pela FAA.


A fabricante também acredita ser possível que as entregas de aeronaves para os clientes sejam retomadas no mesmo mês, mas ressalta que a volta às operações dependerá dos órgãos reguladores de cada país, que têm acompanhado de perto as mudanças feitas no avião e nos requerimentos de treinamento.


"Enquanto a FAA e outras autoridades regulatórias irão determinar o timing da certificação e retorno às operações comerciais, a Boeing continua a ter como meta a certificação pela FAA das atualizações do software de controle de voo durante este trimestre”, disse a fabricante.

Mudanças no software


Veja quais são os níveis adicionais de segurança, conforme divulgados pela Boeing:


Os sistemas de controle de voo irão comparar as informações de ambos os sensores de AOA, e em caso de divergência de 5.5 graus ou mais (com os flaps recolhidos) o MCAS não irá ativar. Os pilotos serão alertados por meio dos displays na cabine.
Quando o MCAS ativar em condições "non-normal", ele irá atuar uma única vez para cada evento de AOA elevado. Não existem situações conhecidas ou vislumbradas de falha onde o MCAS irá atuar com múltiplos ajustes.
O MCAS jamais poderá comandar um ajuste de estabilizador maior do que aquele que os pilotos possam contrapor puxando a coluna do manche. Os pilotos continuarão podendo sobrepujar o MCAS e controlar manualmente a aeronave.

Retorno ao voo


Além de suas expectativas para a certificação do 737 MAX, a Boeing também informou os próximos passos nesse processo. São eles:


Avaliação de carga de trabalho dos pilotos pela FAA, realizada em simulador. O objetivo é analisar fatores humanos e carga de trabalho sob diversas condições de teste.
Voo de certificação pela FAA.
Envio final para a FAA da documentação e demais itens necessários para o processo de certificação.
Avaliação em simulador realizada pela equipe examinadora composta por vários órgãos reguladores internacionais, quando pilotos dessa equipe realizarão sessões para validar os requerimentos de treinamento.

Fique atento ao processo de certificação e retorno ao voo do 737 MAX, acompanhe as informações em nosso site e redes sociais.

logo instagram .png
bottom of page