top of page

Workshop ASAGOL: Saiba como foi em texto, vídeos e fotos!

A ASAGOL realizou ontem (08/07) a segunda edição do seu Workshop de Segurança Operacional, e para você que queria, mas não pôde estar presente, preparamos um resumo especial com os destaques das apresentações, vídeos de palestras e fotos. Confira!


Saúde em destaque


Após serem recepcionados pelo Cmte. Mario Amato, Presidente da ASAGOL, e pelo Analista de Safety da associação, Eduardo Morteo, os participantes tiveram uma imersão no tema saúde. Primeiro com a palestra do Cms. Mauro Matias sobre como o sono afeta a segurança operacional, seguido pela Dra. Cíntia Yoko Morioka, médica com mais de 20 anos de experiência na área aeroespacial, que abordou o a influência da latitude, longitude e variância térmica na saúde do aeronauta brasileiro.


Assista à apresentação da Dra. Cíntia Morioka:



Por fim, o Diretor de Safety e o Analista de Safety da Associação dos Tripulantes da LATAM (ATL), Cop. Paulo Spyer e Sr. Fabiano Paes, falaram sobre a alimentação do aeronauta brasileiro e sua relação com o bem-estar no trabalho.


A responsabilidade dos tripulantes sob o viés do Direito Aeronáutico


O período da tarde marcou os presentes quanto a como se comportar, e se resguardar juridicamente, em situações do dia a dia onde regras, regulamentos e leis precisam ser seguidos e aplicados.


Em foco esteve a responsabilidade dos tripulantes, sendo abordadas a responsabilidade civil e penal pela Dra. Priscila Dower Mendizabal, advogada da ABRAPAC, a atuação da Polícia Federal pelo Dr. Joel Alonso, Delegado Chefe da PF no Aeroporto de Congonhas, e o embarque de passageiros armados pela Dra. Adriana Zanetti, Juíza Federal.


A tarde também contou com a exposição pelo Dr. Oscar Perez, especialista em legislação sobre veículos aéreos não tripulados, das regras para operação de drones. Confira o vídeo!



Perigo Baloeiro


Mantendo todos os presentes atentos sob o viés do Direito Aeronáutico, a Dra. Cláudia Barreto, advogada da ASAGOL, abordou um dos maiores riscos atualmente à atividade aérea no Brasil, os balões não tripulados, encerrando as apresentações de mais um Workshop de Segurança Operacional da ASAGOL.


Assista à palestra da Dra. Cláudia e ao encerramento do Workshop, com uma homenagem especial aos ex-presidentes da ASAGOL, Cmtes. Eduardo Grazioli, Raul Schenkel e Tulio Rodrigues, responsáveis pela construção dos 15 anos de história e trabalho da ASAGOL em prol do grupo de voo da Gol.



Para mais conteúdo em vídeo sobre o Workshop, fique atento ao site da ASAGOL! O material está sendo editado para ser publicado! Até lá, confira algumas fotos do evento na galeria a seguir:



A todos os presentes ao evento e a vocês que nos acompanharam online, nosso muito obrigado e até o próximo ano!

logo instagram .png
bottom of page