top of page

Radiação ionizante: grupo de trabalho discute exposição e proteção dos aeronautas

Atualizado: 21 de ago. de 2018

Dando sequência ao debate visando o reconhecimento dos riscos aos quais os aeronautas são submetidos com a exposição prolongada à radiação ionizante em altitude, bem como a adequação da estrutura regulatória para esta demanda, o Grupo de Trabalho da Comissão Nacional de Energia Nuclear (GTAero/CNEN) esteve reunido no último dia 16 na sede da ANAC no Rio de Janeiro.


Na ocasião foram discutidas as contribuições da ANAC, CNEN, aeronautas e do IEAv/DCTA, quando foram apresentados estudos e dados técnicos compilados a partir das medições feitas pelo Dr. Cláudio Antônio Federico (IEAv) sobre as condições às quais os tripulantes estão submetidos, apontando a necessidade de reconhecimento da exposição ocupacional da categoria à radiação ionizante, assim como dos operadores monitorarem as doses e informarem dos riscos.


A próxima reunião do grupo ficou agendada para o dia 20 de setembro, oportunidade em que se espera a conclusão dos trabalhos com a entrega à CNEN de um documento com recomendações finais para adequação da estrutura regulatória e proteção radiológica dos aeronautas.


Estiveram presentes à reunião os Cmtes. Tulio Rodrigues (SNA) e Amilton Camilo Ruas (ACR), o Cop. Luiz Felipe Perdigão (ABRAPAC) e o Cms. Mauro Matias (SNA/ASAGOL), representando os aeronautas, o Sr. Raul Souza (ABEAR), representando as empresas aéreas, o Dr. Marcos Afonso, representando a ANAC, os Drs. Renato Di Prinzio, Francisco César Augusto da Silva e Denison de Souza Santos, representantes do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) da CNEN, e o Dr. Cláudio Antônio Federico, do IEAv/DCTA.



logo instagram .png
bottom of page