Sindicato, associações e governo lançam campanha estimulando reporte de balões


Caro(a) Associado(a),


O Sindicato Nacional dos Aeronautas, as Associações ABRAPAC, ASAGOL e ATT e o Governo Federal, representado por SAC, ANAC e DECEA, lançaram na última semana uma campanha nacional voltada a estimular o reporte de balões pelos pilotos.


Motivada pelo crescente número de ocorrências com balões não tripulados nos céus brasileiros, a campanha tem como principal objetivo a coleta de dados que servirão de base para o desenvolvimento de ações de prevenção pelo CENIPA.


Sua eficácia repousará, portanto, na atitude proativa dos pilotos que deverão reportar as ocorrências através dos sistemas AQD e ASR das empresas informando a fase do voo, a altitude e posição em que o balão foi avistado, características do artefato e qual foi o efeito causado ao voo (desvio, arremetida, RTO, etc).


Fruto de uma parceria entre Sindicato, Associações e Órgãos Governamentais visando o combate ao Perigo Baloeiro, a campanha estimulando o reporte dos balões não tripulados deverá ser seguida por ações de conscientização pública e pela elaboração de um manual para as forças de segurança visando incentivar a fiscalização.


Participe, ajude a reforçar a segurança dos céus brasileiros através do reporte!


Diretoria da ASAGOL

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: