Segurança de voo: Fadiga e perigo baloeiro em pauta


Duas importantes reuniões marcaram a sexta-feira (19/02), ambas realizadas na sede da ATT, em São Paulo.


A primeira, durante a manhã, reuniu integrantes da Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) e convidados, enquanto a segunda, à tarde, reuniu a Comissão do Perigo Baloeiro.


O encontro da manhã voltou as atenções ao laudo pericial do acidente com a aeronave PR-AFA, com uma palestra apresentada pela Doutoranda Carla Vasconcelos, fonoaudióloga da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explicando a análise feita nos parâmetros de voz, fala e linguagem que apontaram características compatíveis com fadiga e sonolência para o copiloto.


A correlação entre parâmetros de voz de pilotos e a fadiga gerada por longas jornadas de trabalho é foco de estudo da CNFH visando estabelecer um modelo que possa ser incorporado à metodologia de investigação de acidentes aéreos pelo CENIPA.


Após a apresentação da Doutoranda Carla o Cmte. Victor Casseta, da ATT, debateu o tema "Análise Nutricional de Tripulantes x Desempenho Funcional", abordando uma iniciativa recente da associação que visa realizar uma pesquisa nutricional inédita com os tripulantes da TAM.


À tarde a Comissão do Perigo Baloeiro reuniu seus membros para apresentar um relatório dos trabalhos no ano de 2015, dentre os quais os números finais de avistamentos no ano passado, e as ações a serem tomadas durante 2016 visando o combate à soltura de balões e à mitigação dos riscos à aviação.


Uma das preocupações da comissão é como evitar uma reclassificação do espaço aéreo brasileiro pela IFALPA (International Federation of Air Line Pilots´ Associations) e as sanções que um rebaixamento poderia gerar. Para isso a atuação junto ao governo brasileiro torna-se primordial e um dos pontos focais para 2016.


Por fim, os presentes também abordaram o andamento dos projetos lei em todo o Brasil propondo a legalização dos chamados "balões ecológicos" (sem fogo), bem como as medidas a serem tomadas visando sua contestação.


Participaram da reunião da CNFH, pela manhã, representantes da ABRAPAC, ASAGOL, ATT, ANAC, Azul, Gol, Passaredo, TAM e Vale. Como convidados, estiveram presentes a Escola de Aviação Congonhas (EACON), a Dra. Frida Fischer da Faculdade de Saúde Pública da USP, e os Cmtes. Venzon e Saba da Gol.


Na parte da tarde, estiveram presentes à reunião do Perigo Baloeiro representantes da ABRAPAC, ASAGOL, ATT, Avianca, Gol, Modern Logistics, Gru Airport e CENIPA, além da ACR Consultoria, como convidada.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: