Saiba como foi o 1º Congresso Nacional de Aviação


O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) realizou nos dias 13 e 14 de outubro o 1º Congresso Nacional de Aviação, evento que contou com a parceria da revista Avião Revue e da Associação dos Aeronautas da GOL (ASAGOL).


Sucesso de público, o Congresso promoveu um amplo debate sobre a atual situação do mercado aéreo brasileiro e internacional, abordando desde as condições políticas e econômicas para fomento do setor ao futuro da profissão de aeronauta no Brasil.


Destacando temas como infraestrutura, ética no trabalho, inovações tecnológicas, regulamentação, céus abertos, liberdades do ar, controle de tráfego aéreo, nova Lei do Aeronauta e Código Brasileiro de Aeronáutica, os palestrantes envolveram o público em um ambiente onde prevaleceu a disseminação do conhecimento através da troca de informações em busca de caminhos e soluções que atendam à realidade nacional.


Dentro deste conceito palestraram os diretores do SNA e da ASAGOL, Cmtes. Tulio (Presidente da Asagol) e Raul Bocces (Diretor de Safety da ASAGOL), que trouxeram à tona o debate sobre a fadiga e a proposta dos aeronautas para o futuro RBAC de FRMS.


Tema recorrente, a fadiga humana, seus riscos para a operação e as proposições visando sua mitigação foram abordadas com base em um aprofundado estudo feito em parceria entre o SNA e as Associações, a partir do qual revelou-se o panorama da fadiga no país (clique aqui para ler a íntegra do relatório).


Também presente ao evento a Dra. Cláudia Ortuño, advogada da ASAGOL, representou a Comissão de Direito Aeronáutico da OAB-SP em painel sobre a reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e a Associação em painel sobre o Perigo Baloeiro.


A eles uniram-se profissionais de renome na aviação nacional e internacional, além do economista Ricardo Amorim, do jornalista Ricardo Boechat e do Professor e Filósofo Clóvis de Barros Filho, que abrilhantaram o evento ao ampliarem o escopo dos temas abordados com diferentes visões e experiências.


O 1º Congresso Nacional de Aviação encerrou-se com mais de 600 pessoas tendo atendido aos 22 painéis realizados, reforçando o alto nível apresentado e atingindo o principal objetivo de seus idealizadores: a troca de informações e conhecimento visando a melhoria e o crescimento da aviação civil brasileira.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: