Publicada pesquisa inédita sobre fadiga com participação da ASAGOL


Após sua apresentação ao público durante a IV Jornada Latino Americana de Fatores Humanos no mês de abril, o trabalho "Correlação dos Prognósticos do FAST (Fatigue Avoidance Scheduling Tool) com Relatos de Fadiga de Pilotos da Aviação Civil Brasileira" acaba de ser publicado na Revista Conexão SIPAER, do CENIPA.


Ao todo 301 questionários baseados no Doc. 9966 da OACI foram respondidos de forma anônima e espontânea pelos pilotos, com sua compilação e análise revelando dados inéditos e de grande relevância para a Segurança de Voo no Brasil.


Iniciativa da ABRAPAC sob a coordenação do Comte. Paulo Licati, o estudo contou com as participações da Prof. Dra. Frida Fischer e da Dra. Daniela Wey, ambas da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, além do Prof. Dr. Luiz Menna-Barreto da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e do Comte. Túlio Rodrigues, Presidente da Associação dos Aeronautas da Gol (ASAGOL) e Pós-Doutor pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo.


Confira a íntegra do estudo publicado na Revista Conexão SIPAER clicando aqui.


Caso tenha alguma dificuldade clique aqui para acessar o artigo.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: