O Sindicato Nacional dos Aeronautas participou nesta quinta e sexta-feira do SAFTE-FAST User Conference, evento realizado em Dallas (EUA), na unidade de treinamento da American Airlines, que teve como principal objetivo compartilhar e discutir as principais características e evoluções deste software de gerenciamento da fadiga humana, além de receber feedback dos usuários do sistema.
Representado pelo comandante Tulio Rodrigues, o SNA apresentou o projeto Fadigômetro, inciativa do SNA e das associação ABRAPAC, ASAGOL e ATL, com participação da Universidade de São Paulo (Instituto de Física, Instituto de Biociências e Faculdade de Saúde Pública) e com o apoio da CNFH (Comissão Nacional de Fadiga Humana) e do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
O projeto, pioneiro no Brasil, que pretende determinar o nível de exposição dos tripulantes da aviação regular brasileira aos riscos da fadiga, permitindo a proposição de estratégias para sua mitigação, foi bem recebido e despertou o interesse na conferência.
Também foram apresentadas palestras por representantes das empresas brasileiras Azul e Gol, companhias que utilizam o software SAFTE-FAST para o gerenciamento da fadiga.
A equipe do IBR (Institute For Behaviour Resources), liderada por Steven Hursh, explorou questões importantes como a importação de dados de actígrafos no SAFTE-FAST, bem como métricas relevantes para a identificação do risco da fadiga, com ênfase na avaliação da área de perigo-métrica inicialmente proposta pela equipe do Fadigômetro em 2017.
Atenta à segurança de voo e aos efeitos da fadiga sobre as tripulações, a ASAGOL parabeniza o SNA pela apresentação, e reforça o convite aos aeronautas para que participem do projeto Fadigômetro. Visite https://www.fadigometro.com.br e contribua para a coleta de dados!
Commentaires