A ASAGOL e a ABRAPAC convidam os aeronautas a participarem de uma importante pesquisa, por meio da qual poderão contribuir para a melhoria da saúde e bem-estar dos profissionais da aviação.
Sobre a pesquisa
Como parte do Projeto ERICA, pesquisa com vistas a analisar os impactos da radiação ionizante sobre os tripulantes de aeronaves, as universidades UFCSPA, ULBRA e UNISC, junto com o ITA, irão realizar um estudo para avaliar o impacto nutricional em pilotos e comissários de voo expostas à radiação cósmica ionizante.
Mais informações
Público-alvo: Pilotos e comissários que atuam na aviação regular estão aptos a participar.
Materiais e Métodos: Para cada participante do estudo será aplicado um questionário para coleta de dados relacionados às suas condições de saúde, história familiar e hábitos de vida e um questionário de avaliação do perfil alimentar. Na sequência, será realizada uma coleta de amostras de sangue periférico para os exames, feita após o voo, com o objetivo de avaliar os possíveis danos ao DNA, um dos males causados pelo excesso de exposição à radiação.
Sigilo: Seus dados e informações serão tratados com total confidencialidade e sigilo, garantindo a ética e a segurança da pesquisa.
Considerações Éticas: Esta pesquisa está vinculada a um projeto maior intitulado “Efeitos da Radiação Ionizante de origem Cósmica em Aeronavegantes – ERICA”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFCSPA (Número do Parecer: 3.937.00 – CAAE: 10308919.6.0000.5345). O projeto possui apoio e autorização para sua realização pelo Comando de Preparo (COMPREP) e pelos Esquadrões Aéreos Participantes (Ministério da Defesa e Comando da Aeronáutica), segundo o Ofício de nº 1013/SCAD-3.
OBS: A coleta será realizada às sextas-feiras na Clínica Pegasus/Voe, localizada próxima ao aeroporto de Congonhas, na Rua Baronesa de Bela Vista, 766, Vila Congonhas, após a qual será fornecido um coffee break para os tripulantes.
Para participar, os interessados devem entrar em contato com a ABRAPAC se voluntariando. A associação se encarregará de explicar os próximos passos para que o tripulante voluntário faça sua adesão à pesquisa.
Comments