Pesquisa sobre fadiga é apresentada na ABRAPAC


Caro(a) Associado(a),


Em evento realizado na ABRAPAC nesta quarta-feira (18/01) foi apresentada a pesquisa de Fadiga na Aviação, estudo que vem sendo desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pela Doutoranda e fonoaudióloga Carla Vasconcelos, com o suporte da Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH), da qual a ASAGOL faz parte.


Com enfoque em prestar esclarecimentos sobre o teor da pesquisa e como os pilotos devem proceder para participar da coleta de dados, a apresentação contou com a presença da Prof. Carla, da Ten. Simone (CENIPA) e do Cmte. Paulo Licati (Modern Logistics), que abordaram a importância do estudo para o desenvolvimento de uma metodologia de investigação da fadiga como fator contribuinte em acidentes e incidentes no Brasil.


O maior destaque, no entanto, esteve para o papel que os pilotos terão na pesquisa. Através da comparação da leitura e da fala espontânea dos profissionais nos momentos de descanso (fala padrão) com a fala em dias de trabalho, bem como através do preenchimento de questionários sobre índice de fadiga e de sonolência, serão coletados dados que permitirão a elaboração de um protocolo para detecção da fadiga humana do tipo central a ser aplicado nas investigações realizadas no país.


A adesão dos pilotos será, portanto, fundamental para a eficácia da pesquisa visando o desenvolvimento futuro de ferramentas voltadas à identificação da fadiga.


Para saber mais sobre a pesquisa e se voluntariar para a coleta de dados, entre em contato pelo email fonoforense@yahoo.com.br ou pelo telefone 31 98712-6216. Se preferir, cadastre-se diretamente clicando aqui.


Lembramos que a identidade dos participantes será mantida em sigilo, sendo os dados fornecidos confidenciais.


Diretoria da ASAGOL

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: