Ozires Silva é homenageado em painel gigante na sede da Embraer

A Embraer batizou o principal complexo industrial em sua sede, na cidade de São José dos Campos (SP), como unidade 'Ozires Silva', um dos fundadores da fabricante de aviões brasileira. A cerimônia realizada na última sexta-feira (23) marcou também a inauguração de um mural com o rosto do homenageado.


O anúncio foi realizado em um evento virtual que apresentou também um mural artístico de 115 m² pintado na parte externa de um dos hangares da companhia. A obra foi feita em 3D, com 11,5 metros de altura e 10 metros de comprimento, destacando Ozires e o avião Bandeirante, projeto histórico na trajetória da empresa e marco da aviação nacional.



A arte foi realizada pela equipe que cuida da pintura de cabines das aeronaves, além de ter contado com a colaboração de funcionários de outras áreas.


O CEO da empresa, Francisco Gomes Neto, comentou sobre a ação:

“É uma honra anunciar a decisão de nomear o nosso histórico complexo industrial como ‘Unidade Ozires Silva’ e transformar a paisagem do local com um imenso mural artístico de grandeza proporcional ao feito do líder que sonhou e realizou um dos mais ambiciosos projetos tecnológicos do Brasil”.

A unidade iniciou operação no dia 2 de janeiro de 1970 e foi o local de produção de aeronaves históricas da Embraer como o Bandeirante, Xavante, Ipanema, Xingu, Brasília, Tucano, AMX, a família ERJ-145 e jatos executivos. Atualmente, concentra principalmente as atividades de desenvolvimento, fabricação e suporte dos jatos comerciais da família E-Jets E1 e E2.


Vale lembrar que, em janeiro, a Embraer lançou o curta-metragem "O voo do impossível", uma animação para celebrar os 90 anos de Ozires Silva.


📰 Fonte: Contato Radar.

📷 Foto: Embraer.