O coronavírus e os cuidados necessários

Atualizado: Jan 31

Por Eduardo Morteo Bastos e Cintia Yoko Morioka


Alerta aos tripulantes sobre o aumento de casos de infecção pelo Coronavírus.


Vem sendo noticiado um surto de infecção causado por novas cepas do Coronavírus (2019-nCoV, SARS-CoV, and MERS-CoV).


Segundo apresentado pelos principais meios de comunicação, até o dia 24 de janeiro, mais de 20 pessoas faleceram na China em decorrência das complicações causadas por essa virose.


Pessoas nos Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan e Coreia do Sul também foram infectadas e existem casos suspeitos no México, Hong Kong, nas Filipinas e na Austrália.

Os sintomas podem se confundir com viroses ou bacterioses normais: febre, tosse, falta de ar e dificuldade em respirar. O Coronavírus causa infecção respiratória branda a moderada de curta duração. Outros sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre.

Porém, infecções mais graves com pneumonia ou insuficiência respiratória grave podem ocorrer em idosos, imunodeprimidos e/ou pacientes com doença cardiopulmonar prévia.

A transmissão ocorre pelo ar, através do contato entre Seres Humanos e em contato com animais contaminados (gatos, camelos, morcegos). Essa infecção é muito comparada às infecções causadas por SARS e MERS.


A ANVISA tem tomado medidas para informar os usuários do transporte aéreo sobre os riscos desta doença.


Recomendação


Devido ao alto potencial de disseminação desse vírus pelo mundo através da aviação, naturalmente, profissionais e usuários frequentes do transporte aéreo estão mais expostos.


A ASAGOL recomenda que ao sinal dos sintomas citados acima, procurem ajuda médica. Higienizem sempre as mãos, evitem contato com pessoas suspeitas de estarem infectadas e colocar as mãos na boca, roer unhas, colocar as mãos nos olhos, etc.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: