IFALPA publica artigo sobre a exposição de tripulantes à radiação ionizante




A IFALPA publicou recentemente um artigo intitulado “Aircrews and Ionizing Radiation”, que aborda a questão da exposição dos aeronautas à radiação ionizante.


O material foi produzido pelo Comitê HUPER da IFALPA (Human Performance Committee) com o intuito de aprofundar e disseminar o conhecimento sobre o tema, e em complemento ao artigo de posicionamento da Federação publicado em 31/01/2018 (https://www.ifalpa.org/media/2145/18pos02-protection-from-ionizing-radiation.pdf).


O artigo discorre sobre os riscos à saúde causados pela exposição à radiação ionizante, como possibilidades de desenvolver câncer, doenças cardiovasculares, cataratas ou mutações genéticas e cita algumas recomendações para o monitoramento, otimização e minimização da exposição à radiação ionizante na atividade aérea.


No âmbito do Comitê HUPER, os Comandantes Ruas e Tulio (*) contribuíram com suporte técnico e científico para a produção do referido conteúdo, que também aborda importantes aspectos regulatórios adotados em diversas nações e organismos internacionais.


A ASAGOL parabeniza os Comandantes e os demais participantes do Comitê HUPER, pelo trabalho de excelência na conclusão do artigo completo da IFALPA. Confira o material no link abaixo: https://www.ifalpa.org/media/3467/19hupbl01-aircrews-and-ionizing-radiation.pdf


(*) O Cmte. Tulio é Diretor da ASAGOL e possui pós-doutorado em ciências, com ênfase em Física Nuclear. Já o Cmte. Ruas é uma referência no assunto, tendo publicado o livro “O Tripulante de Aeronaves e a Radiação Ionizante”.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: