GOL é a 1ª companhia do mundo a retomar voos com o MAX

Hoje (9), a GOL Linhas Aéreas retomou suas operações regulares com o Boeing 737 MAX. Pela manhã, a companhia aérea decolou com o modelo do Aeroporto de Guarulhos (GRU) com destino ao Aeroporto de Porto Alegre (POA). Ela foi a primeira empresa no mundo a retomar voos comerciais com o avião.


Após quase 2 anos de inatividade, a aeronave, que já tinha sido recertificada nos Estados Unidos pela FAA desde o dia 18 de novembro, foi liberada pela ANAC no dia 25 de novembro.

O processo de recertificação começou em abril de 2019, participando do projeto ao todo 20 profissionais da ANAC, entre eles engenheiros e pilotos.

Roberto Honorato, superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, deu o seguinte depoimento:"Essa avaliação minuciosa do sistema de controle de voo é um registro sem precedentes na história da aviação (...) As modificações e procedimentos revisados fornecem total confiança para a retomada das operações do Boeing 737 MAX no Brasil”.


De acordo com Paulo Kakinoff, presidente da GOL, o Boeing estará disponível para todas as rotas da companhia. Contudo, a empresa completou dizendo que não será possível determinar com antecedência quais voos serão operados pelo MAX.


Além disso, Kakinoff ainda disse que os passageiros que não se sentirem confortáveis em voar nesse modelo poderão remarcar sua viagem a qualquer momento, sem custos adicionais.


No Brasil, a GOL Linhas Aéreas é a única companhia que opera o MAX, tendo 7 aviões em sua frota. "Até o final do ano que vem, teremos 17 aviões 737 MAX. Ou seja, vamos receber mais dez no ano que vem. Para 2022, a intenção é receber pelo menos um por mês", afirmou Kakinoff em depoimento.

Em relação aos voos internacionais, a companhia irá continuar a operar as rotas em março de 2021, porém, não especificou qual avião será usado.


Mais sobre o retorno do MAX


No final de outubro, durante o 4º Workshop ASAGOL, a associação conversou com o Cmte. Danilo Andrade, Diretor de Segurança Operacional da Gol, sobre o retorno do 737 MAX às operações. Confira o vídeo desta conversa!


📰 Fonte: UOL.

📷 Foto: Gol Linhas Aéreas.


© 2021 - ASAGOL

Parceiros: