Fadiga: Pesquisa inédita busca participantes entre pilotos


Caro(a) Associado(a),


A ABRAPAC sediará no próximo dia 18/01 a apresentação de uma pesquisa inédita voltada à análise da fadiga entre pilotos através do estudo da voz e da fala, e convida todos os aeronautas a estarem presentes.


Sendo realizada desde o ano passado (saiba mais aqui), a pesquisa tem por objetivo analisar parâmetros de voz e sua correlação com a fadiga gerada por longas jornadas de trabalho, contribuindo com o desenvolvimento de uma metodologia específica de investigação da fadiga como fator contribuinte em acidentes e incidentes no Brasil.


Parte integrante de um estudo iniciado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pela Doutoranda e fonoaudióloga Carla Vasconcelos, com o suporte da Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH), da qual a ASAGOL é membro, a coleta de dados é feita a partir de questionários de índice de fadiga e sonolência, bem como da gravação da fala dos pilotos, sendo sigilosas todas as informações fornecidas.


A contribuição dos aeronautas é fundamental para a eficácia do estudo, motivo pelo qual reforçamos o convite para que os interessados assistam à apresentação do dia 18, obtenham maiores informações e tomem parte na pesquisa.


Confira a seguir local e horário do evento:


Local: ABRAPAC - Rua Felix de Souza, 181, Vila Congonhas, São Paulo-SP Horário: 10h (dia 18/01) Apresentação: Prof. Carla Vasconcelos (também presentes estarão o Cmte. Paulo Licati, da CNFH, e representantes do CENIPA)


Os aeronautas que desejarem participar da pesquisa mas não puderem estar presentes ao evento podem entrar em contato pelo email fonoforense@yahoo.com.br ou pelo telefone 31 98712-6216 (WhatsApp), bem como se inscrever clicando aqui.


Diretoria da ASAGOL

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: