Especial: Nova gestão da ASAGOL comemora seu primeiro ano


Caros Associados


Hoje completamos um ano à frente da ASAGOL e aproveitamos essa oportunidade para, acima de tudo, agradecer pelo apoio recebido, fazendo também uma breve retrospectiva das conquistas realizadas nesse curto espaço de tempo.

Avançamos de forma significativa no aspecto representatividade, tanto perante a liderança da GOL, quanto diante dos órgãos reguladores (SAC e ANAC), de nossas casas parlamentares (Câmara dos Deputados e Senado Federal), do CENIPA, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), e dos nossos pares imprescindíveis para essa quebra de paradigma (SNA, ABRAPAC e ATT).

Nas questões envolvendo a parceria GOL-ASAGOL caminhamos de forma consistente e responsável, levando à empresa as principais demandas do grupo, tais como: (1) melhorias nas condições de trabalho, (2) consolidação da ASAGOL nos Conselhos de Disciplina, e (3) participação efetiva dos aeronautas em assuntos relacionados à Segurança Operacional. As interações com o Departamento Médico e Recursos Humanos também têm amadurecido progressivamente.

No aspecto Segurança Operacional relembramos nossa recente admissão como Entidade-Membro do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA) e a participação bastante intensa na Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH). Como subproduto das iniciativas da CNFH, destacamos o nosso estudo recente sobre fadiga que será apresentado na IV Jornada de Trabalho Latino-Americana de Fatores Humanos e Segurança Operacional.

Ainda nos aspectos técnicos, tivemos a participação da ASAGOL no Fórum FRMS realizado em Paris (Out/2013) e na última conferência anual da IFALPA realizada no Panamá (Mar/14).

Recentemente entrou em pauta a discussão relacionada aos efeitos da radiação ionizante em altitude. O assunto começou a ser tratado numa parceria entre a ACR Consultoria Aeronáutica Ltda., o SNA e a ASAGOL e estará entre as nossas prioridades para o próximo período. Ao longo do último ano, a ASAGOL participou de forma muito ativa nas discussões para a elaboração dos textos substitutivos para os Projetos de Lei (PLS 434/11 e PLC 4824/12) que propõem a reformulação da Regulamentação do Aeronauta. O texto final da proposta, encaminhado pelo Sen. Paulo Paim (Relator do Projeto no Senado) foi aprovado por unanimidade em primeiro turno na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, numa sessão acompanhada por dezenas de aeronautas que se deslocaram para Brasília para apoiar a votação. Esse fato histórico para a aviação incentivou a retomada das discussões entre aeronautas e empresas na busca de um consenso entre as partes.

Nas questões internas da ASAGOL tivemos grandes conquistas, que incluem a nossa nova sede e a recente aprovação do novo estatuto da associação. Esta última só foi possível graças ao engajamento de centenas de tripulantes.

Para a segunda fase do mandato temos alguns itens prioritários relacionados à reestruturação dos planos de auxílio mútuo de incapacidade temporária (PIT) e perda permanente de carteira e/ou morte (PPCM), à profissionalização de nossos serviços e à consolidação da ASAGOL como entidade representativa dos tripulantes da GOL.

Contamos com a participação efetiva de todos para enfrentar os desafios para o próximo período.


Diretoria da ASAGOL

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: