Em lembrança aos colegas do voo 1907


Caro(a) Associado(a),


No mês de agosto representei ao lado do Diretor Marcos Aurélio a ASAGOL no CPAA (Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), realizado pelo CENIPA em Brasília.


Excelente curso, abordado de maneira muito técnica através de instrutores qualificados, que vivenciam no dia a dia os desafios da área de prevenção dos acidentes aeronáuticos.


Entre os diversos temas apresentados na grade do curso, especificamente um me chamou atenção e instigou a curiosidade. Esse tema seria abordado no último dia e o assunto era a apresentação do acidente da Gol, voo 1907. Assim como muitos colegas e amigos que voam na Gol, eu também conhecia os membros daquela tripulação, uns com mais intimidade e outros com menos.


Confesso que uma certa dose de angústia me rondava afim de saber como esse assunto seria trabalhado. Enfim, após 2 semanas de curso chegamos à tão esperada aula.


Nosso instrutor, Cel. Av. Roberto (CENIPA), trabalhou diretamente na missão do resgate e nos trouxe um olhar através dos desafios vividos dia após dia, considerando o local do acidente pelas suas dificuldades de acesso e o ambiente da floresta com relação ao seu clima tropical, sem se esquecer que os homens da equipe de resgate acordavam e dormiam sob uma atmosfera de dor e muito sofrimento, além da comoção nacional, que envolvia a morte de 154 passageiros e tripulantes.


A admiração e surpresa pelo profissionalismo, alinhado à humanidade com a qual nos foi apresentado todo o trabalho desenvolvido por aqueles que direta ou indiretamente participaram da missão, somente foi superado quando o Cel. Roberto mencionou que nosso colega de turma, o também Cel. João Bosco, havia trabalhado no resgate.


Entre a tristeza e saudade dos amigos do 1907, naquele momento descobri algo que me fez refletir: obviamente não existem super-heróis que conseguem fazer o impossível, mas sim pessoas comuns, como eu e você, que se dedicam, se esforçam e, quando a maioria poderia desistir, eles não desistem.


Essas pessoas são mais do que super-heróis, são super-humanos, pessoas incríveis que se dedicam e se arriscam em prol do próximo, mesmo que esse seja um desconhecido e que nenhum reconhecimento lhe seja atribuído por terceiros. Seu maior reconhecimento está em fazer parte de uma equipe formada por pessoas com valores semelhantes aos seus, seu recolhimento está no agradecimento do seu colega ou amigo de equipe.


Enfim, aprendi nessa última aula que pessoas comuns, quando se juntam em prol do coletivo deixando de lado a vaidade e o ego, forjam homens e mulheres de verdade.


Registro aqui todo o meu orgulho em ter feito parte do CPAA 02/2107, e por ter conhecido pessoas únicas nessa turma.


Em nome da ASAGOL, afirmo que nossos amigos do 1907 jamais serão esquecidos.


Por esse motivo, respeitando a dor da saudade, convido todos a abrirem um longo e largo sorriso com o intuito de homenagear a vida e os momentos vividos ao lado dos nossos amigos.


Obrigado,


Cmte. Mario Sergio Amato Junior Presidente

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: