debatem trabalho de mecânicos e CBA em Brasília


O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), representado pelos Cmtes. Mario Amato, também Diretor da ASAGOL, e Adriano Castanho, esteve presente nesta terça-feira (23/08) em Brasília para debater o trabalho dos mecânicos de pátio e o novo Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).


Em Audiência Pública realizada na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados foi abordada a retirada dos profissionais em manutenção de aeronaves durante o trânsito de embarque e desembarque de passageiros, sendo apontado pelo Cmte. Mario Amato o risco apresentado à operação caso esta prática seja instituída.

Tendo por função acompanhar os procedimentos realizados enquanto a aeronave encontra-se em solo, dentre os quais embarque, desembarque e abastecimento, o mecânico de pátio seria substituído pelo piloto da aeronave ou profissional com menor qualificação técnica após uma breve capacitação de um ou dois dias.


A prática controversa, vem sendo adotada por uma das principais companhias aéreas brasileiras sob o argumento de que as aeronaves atuais, por serem mais modernas e seguras, não demandam a presença do mecânico para acompanhar os procedimentos realizados em solo.


Porém, conforme explicado pelo Cmte. Mario Amato, os pilotos e demais profissionais que não os mecânicos jamais terão a mesma qualificação técnica para acompanhar tais procedimentos, impeditivo ao qual acrescenta-se o fato de que retirar um tripulante da cabine de comando para acompanhar as funções de solo fragiliza todo o conceito de segurança que a categoria busca implantar com o PL 8255/14 (nova Lei do Aeronauta).


Em outra frente o Cmte. Adriano Castanho esteve presente ao Senado, onde discutiu na Comissão Especial para Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica a necessidade de maiores incentivos às escolas e aeroclubes brasileiros visando o nível da formação e instrução de pilotos e comissários, dentre eles a isenção de taxas e tarifas.


O trabalho do SNA junto aos parlamentares brasileiros conta com o apoio da ASAGOL e visa, sobretudo, conscientizá-los sobre as demandas dos aeronautas e dar celeridade à tramitação dos Projetos de Lei que buscam melhorias para toda a categoria.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: