A reunião foi iniciada pela Ten. Cel. Laura do CENIPA que fez uma breve retrospectiva das atividades realizadas pela CNFH em 2014 e início de 2015, além de apresentar um cronograma para a inclusão da análise de fala e voz na metodologia de investigação de fadiga do CENIPA.
Posteriormente foi realizada uma apresentação do projeto de Doutorado da pesquisadora Carla Vasconcelos da UFMG, que realizou um estudo preliminar sobre alguns parâmetros de voz de pilotos da aviação civil brasileira em suas jornadas de trabalho. O grande objetivo da pesquisa será correlacionar alterações na organização temporal da fala e em alguns outros parâmetros com a fadiga humana.
A terceira parte da reunião foi dedicada às discussões entre os presentes, com foco na possibilidade de utilização de dados de Cockpit Voice Recorder para a detecção da fadiga. Não houve consenso sobre o assunto entre os participantes, que também propuseram restringir a coleta de voz em dispositivos multifuncionais com a possibilidade de cruzar os dados com prognósticos de algoritmos biomatemáticos (software FAST) e medidas objetivas oriundas de actígrafos e PVT.
Os debates foram concluídos com o agendamento de uma nova reunião para o dia 21/09, oportunidade em que serão novamente convidados todos os safety´s das empresas aéreas e possivelmente representantes da manutenção. Nessa data, os membros da CNFH pretendem deliberar a respeito da utilização ou não de dados do CVR (com o devido consentimento dos pilotos) nos estudos de fadiga.
Estiveram presentes à reunião as pesquisadoras da UFMG Carla Vasconcelos e Kátia Milagres, além dos representantes da ABEAR, ABRAPAC, ANAC, ASAGOL, ATT, AVIANCA, CENIPA, Passaredo e SNA.
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