Campanha estimula reporte dos balões juninos


O Sindicato Nacional dos Aeronautas e as Associações ABRAPAC, ASAGOL, ATT, ABRAPHE, APPA e ABAG, uniram-se à SAC, ANAC, DECEA e ABEAR na formação de um grupo de trabalho que visa o combate ao Perigo Baloeiro em todo o país.


Como primeira ação será lançada em breve uma campanha buscando estimular os pilotos a reportarem todos os avistamentos de balões juninos no país, motivada pelo crescente número de ocorrências envolvendo balões não tripulados nos céus brasileiros que levou, inclusive, ao rebaixamento do espaço aéreo nacional para a categoria de "criticamente deficiente" pela IFALPA (Federação Internacional de Associações de Pilotos de Linha Aérea).


O objetivo é que os dados coletados através dos reportes sirvam como base para o desenvolvimento de ações de prevenção pelo CENIPA, em especial nas áreas mais críticas formadas pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.


Conforme acordado, os pilotos da aviação regular deverão fazer os reportes por meio dos sistemas das companhias aéreas (AQD, ASR, Relprev) pelas quais voam, enquanto os pilotos da aviação geral deverão reportar as ocorrências via formulário específico disponibilizado pelo CENIPA.


A contribuição de todos será, portanto, fundamental para a eficácia da campanha em busca de maior segurança para as operações e a consequente reclassificação do espaço aéreo brasileiro como seguro pela IFALPA.


Além da campanha estimulando o reporte dos balões não tripulados deverão ser também realizadas ações de conscientização pública para os riscos que a prática ocasiona à operação aérea, bem como ser elaborado um manual para as forças de segurança com o intuito de incentivar a fiscalização.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: