ASAGOL participa da ‘Jornada Aeronáutica 2019’



A ABRAPAC realizou nesta terça-feira (22/10) a Jornada Aeronáutica 2019, evento anual que reúne especialistas e autoridades do setor para debater temas importantes ligados à aviação. Entre o público presente no auditório do Hotel Slavieiro, em São Paulo, estavam pilotos, estudantes e profissionais de áreas correlatas, que aproveitaram debates em alto nível sobre segurança, fadiga, legislação, performance, entre outros temas.


O Cmte. Tulio Rodrigues, diretor da ASAGOL, foi um dos convidados da Jornada Aeronáutica 2019. O comandante participou do Painel RBAC 117, que debateu a regulamentação referente aos requisitos para gerenciamento de risco da fadiga humana. Ele ainda destacou em sua participação alguns importantes indicadores de fadiga obtidos no Projeto Fadigômetro, que demonstraram efeitos sazonais significativos.


Participaram também do Painel RBAC 117 a Dra. Frida Marina Fischer, Professora Titular do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP; Caio Rosante Garcia, Comandante e Coordenador de Fatores Humanos da Azul; Dan Guzzo, Comandante e Diretor de Segurança Operacional da Gol Linhas Aéreas e Marcelo Diulgheroglo, Comandante e Gerente Sênior de Segurança Operacional da LATAM. A apresentação foi mediada pelo Cmte. Paulo Licati, presidente da ABRAPAC.


‘Prêmio ABRAPAC 2019’


Após o término do Painel RBAC 117, o Cmte. Túlio recebeu o “Prêmio ABRAPAC 2019”, como destaque do setor neste ano. Sua participação como porta voz científico do Projeto Fadigômetro e Coordenador da Comissão de Fadiga Humana do CNPAA foram destacados durante a entrega da homenagem. A família do comandante, sua esposa e filhos, foi responsável por entregar a premiação.


Veja a seguir quais foram os outros temas e palestrantes da Jornada Aeronáutica da ABRAPAC:


Palestra “Passageiro Indisciplinado”

O juiz Marcelo Honorato destacou pontos do Código Civil e Penal, que descreve as responsabilidades dos passageiros que embarcam em aeronaves de bandeira brasileira. Ele destacou ainda a responsabilidade do piloto em situações nas quais se deparam com passageiros inconvenientes e indisciplinados.


Palestra “Hexavalores para uma performance harmoniosa”

O Prof. Mario Sérgio Cortella comentou sobre os desafios da sociedade contemporânea e os correlacionou com a nossa performance no trabalho.


Palestra “Voo sem volta: A Epopeia do VRG 254”

O piloto Nilson Zille apresentou o seu ponto de vista sobre o acidente ocorrido no dia 03 de setembro de 1989 (VARIG 254). Ele também comentou sobre o seu livro “Voo sem Volta”, que traz mais detalhes do ocorrido em depoimento pessoal.


A ASAGOL parabeniza a ABRAPAC pelo alto nível da Jornada Aeronáutica 2019, que contribuiu para o debate técnico sobre temas importantes da aviação civil mundial.


Veja mais fotos do evento:




© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: