A Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) reuniu-se na tarde da segunda-feira (21/09) na sede da ABEAR, em São Paulo, para dar sequência aos debates voltados à mitigação dos riscos à aviação relacionados à fadiga.
A partir da apresentação pela Dra. Carla Vasconcelos, fonoaudióloga da UFMG, com dados preliminares de um projeto onde serão analisados parâmetros de voz de pilotos e sua correlação com a fadiga gerada por longas jornadas de trabalho, os membros da Comissão debateram as formas de incorporação desse modelo de estudo à metodologia de investigação de acidentes aéreos pelo CENIPA.
O objetivo da CNFH é dar início a uma pesquisa voluntária combinando a coleta de voz em dispositivos móveis, escala de efetividade e preenchimento de formulários referentes a ciclo de vigília/sono em um período de 72 horas. Durante o mês de outubro a Comissão trabalhará na metodologia de estudo para dar início tão logo possível à pesquisa.
Estiveram presentes ao encontro da última segunda-feira SNA, ABRAPAC, ASAGOL, ATT, ABEAR, CENIPA e ANAC, além da GOL, única companhia aérea a enviar representantes, e da pesquisadora Carla Vasconcelos, da UFMG.
A próxima reunião da CNFH acontece em outubro, no dia 6.
Comments