After Landing Cmte. Danilo Bastos: entre a aviação e o mercado financeiro

Atualizado: Mai 19



O Cmte. Danilo Bastos acumula duas paixões em áreas diferentes de trabalho: a aviação e os investimentos. Pelos aviões, o amor surgiu cedo, quando ainda era criança, mas apenas no fim da adolescência ele descobriu que poderia transformar esse gosto em sua profissão e decidiu investir na carreira de piloto.


O gosto por investimentos veio mais tarde, quando já atuava como copiloto na VASP. Vivenciando a crise na empresa, soube de colegas mais experientes em sérias dificuldades financeiras e, ao mesmo tempo, tripulantes tranquilos, com as contas equilibradas. A diferença era o uso inteligente e consciente do dinheiro, despertando a sua curiosidade pelo tema.


Atualmente, Danilo acumula mais de 20 anos de aviação e, ao mesmo tempo, formação em gestão financeira, diversos cursos de extensão e um MBA em Mercados Capitais. A versão física do seu segundo livro, “Guia Suno Fundos Imobiliários: Introdução sobre Investimentos Seguros e Rentáveis”, já tem lançamento marcado: 04 de dezembro de 2019, na Livraria Cultura da Avenida Paulista, em São Paulo.


Conheça a história do Cmte. Danilo Bastos nessa nova edição do canal “After Landing”, da ASAGOL:


Engenheiro ou advogado? Aviador!


Apaixonado por aviação desde criança, o Cmte. Danilo Bastos confessa que estava em dúvida sobre o seu futuro profissional. Ele pensava em duas opções de carreira: engenheira ou direito. “Eu achava que praticaria a aviação como um hobby mesmo, não conseguia visualizar como viver dela”, explica. Na época, na década de 1990, os altos índices de desemprego e as poucas oportunidades levaram Danilo a considerar uma formação em uma dessas carreiras, consideradas por ele mais tradicionais.


Aos 17 anos, em uma fase decisiva da vida, um amigo de seu pai, ambos médicos, comprou uma pequena aeronave.


“O meu pai foi convidado para fazer as aulas, mas não teve interesse, ele sabia que eu adorava aviação e falou para eu ir, foi a partir desse momento que comecei a ver que era possível seguir a carreira de piloto”.

Ele ingressou na EACON (Escola de Aviação Congonhas, na filial de Santos-SP), cidade onde morava com a família. Após realizar os cursos e voar no Aeroclube de Praia Grande, Danilo seguiu para o Aeroclube de Itápolis, no interior paulista, onde terminou a sua formação e começou a trabalhar como instrutor. No final de 2001, ingressou como copiloto júnior na VASP: “fazia a mesma função de um copiloto, mas ganhava a metade, a empresa já passava por sérias dificuldades financeiras e procurava alternativas para não fechar as portas”.


Danilo permaneceu na VASP, voando o Boeing 737-200, até novembro de 2004, quando surgiu uma oportunidade na Gol Linhas Aéreas. Apenas três anos depois ele já fazia o curso para comandante, passando a atuar na função em fevereiro de 2008.


“Eu tive muita sorte, entrei em uma empresa boa, em fase de grande expansão, e fui promovido rápido. Já são 15 anos na companhia”.

Uma nova paixão: investimentos


Além dos ensinamentos e experiência em aviação adquiridos nos anos de VASP, esse período também foi fundamental para que surgisse a paixão pela área financeira. A crise que culminou na falência da empresa gerou dois tipos de pilotos, segundo Danilo: “o perfil 1, que representava mais de 90% dos pilotos, passou dificuldades sérias com a falta de pagamentos, e o perfil 2, os conscientes, investiu e estava tranquilo”, detalha.


Aos 23 anos, Danilo ouvia as histórias de pilotos mais velhos, alguns que, mesmo com bons salários, não se planejaram e dependiam do trabalho para sobreviver. Poucos deles tinham consciência financeira.


“No fim, a VASP não pagava mais horário noturno, atrasava salários, não tinha dinheiro sequer para abastecer aviões, foi um impacto grande para nós, eu decidi seguir o exemplo de quem se preparou para momentos difíceis”.

A segurança financeira mesmo em tempos de crise que alguns pilotos conquistaram despertou a curiosidade de Danilo. “Eu queria viver da aviação, mas com consciência situacional e gerenciamento dos riscos que toda profissão tem”. Foi nesse momento que o comandante começou a estudar e se apaixonar pela área, fazendo dela uma prática paralela à aviação.


Os estudos na área e a formação


Cmte. Danilo Bastos no Infomoney, com o professor Arthur Moraes

Para entender sobre o setor e começar a preparar a sua segurança financeira, o comandante começou a estudar o assunto, buscar informações e conversar com o gerente do banco sobre opções de investimentos. Em seus tempos livres, em pernoites e reservas, ele lia livros da área. “Comprei muitos, sobre ações, bolsa, fui estudando e cada vez gostando mais do tema”, diz.


Com as leituras, surgiu o interesse por se especializar na área com um curso superior. Formou-se em gestão financeira em 2009 e concluiu mais dois cursos de extensão. “Também cursei o meu MBA em Mercados Capitais”, completa.


O surgimento do blog e dos livros


Mesmo com a formação na área, o comandante nunca pensou em deixar a aviação para seguir apenas no mercado financeiro. No entanto, ele sentia falta de pôr em prática o que aprendeu, foi nessa época, em 2010, que ele decidiu criar um blog sobre o assunto. “Era uma forma de estar na ativa, criar conteúdo, escrever sobre o tema, fui aprimorando e recebendo retorno dos leitores, evoluindo”.


O blog foi fundamental para o projeto seguinte, a conclusão de seu primeiro livro na área: “Fundos Imobiliários e Investimentos Inteligentes em Imóveis”. O livro foi publicado pela editora Baraúna e teve duas edições, uma em 2013 e a segunda em 2015.


“Eu identifiquei que não havia opções de livros que abordassem fundos imobiliários, era uma boa oportunidade, pois o tema não estava saturado”.

Thiago Reis, fundador da empresa de consultoria e análise de mercado “Suno Research”, conheceu o trabalho de Danilo e o convidou para escrever um livro em parceria com o professor Marcos Baroni, uma referência no setor. O comandante cancelou o lançamento da terceira edição de sua obra, a retirou da venda para não concorrer com a nova produção, e aceitou o desafio. Em 24 de setembro de 2018 foi lançada a versão digital da obra: “Guia Suno Fundos Imobiliários: Introdução sobre Investimentos Seguros e Rentáveis”.


O comandante em uma palestra sobre investimentos, realizada durante congresso da Suno Research

Da produção ao sucesso de vendas


De acordo com Danilo, escrever um livro em parceria possui desafios, como a conversão de ideias, pensamentos e opiniões. Além disso, é necessário alinhar e complementar posicionamentos para uma obra fluída e sinérgica. Nessa linha, o editor da obra, Jean Tosetto, foi fundamental: “ele fez esse ‘meio campo’ entre nós, ajudou bastante a superar barreiras, evitar que nós dois repetíssemos conteúdo, revisão, aproximação entre eu e o professor Baroni, fez um excelente trabalho”, elogiou.


O comandante escreveu a sua parte, que foi unida à contribuição do professor coautor do livro, seguida da revisão, ajustes e alinhamentos.


“Eu me dou muito bem com o Marcos Baroni, um complementou o pensamento do outro, foi uma boa união de ideias e conceitos.”

Na data do lançamento da versão digital, Danilo estava de férias com a família em Orlando, nos Estados Unidos. “Na noite desse dia, eu pesquisei como estavam as vendas e vi que o livro estava em primeiro lugar na loja virtual da Amazon, na área de investimentos.”


Printscreen do site da Amazon com a obra na primeira colocação em vendas na área de 'Finanças'

O resultado foi surpreendente para o comandante, que não esperava esse retorno: “foi uma surpresa enorme, é um assunto muito específico do mercado financeiro e teve uma procura acima da esperada por todos nós”.


A versão física da obra tem lançamento marcado para a noite do dia 04 de dezembro de 2019, na Livraria Cultura da Avenida Paulista, em São Paulo. As vendas são feitas também pelo site da Amazon e da própria Livraria Cultura.


Os novos projetos na área


Com a repercussão e o interesse pelo assunto, que na opinião do comandante tem crescido nos últimos anos, uma nova obra já está nos planos. Esse segundo livro abordará o básico da educação financeira, preparando os leitores para começarem nessa área. “Os dois primeiros livros eram voltados para quem já conhecia o setor e queria se informar sobre um tema específico, os fundos imobiliários”, explica.


“A ideia do próximo é falar sobre reserva de emergência, como sair das dívidas, planejamento, programação, toda a preparação necessária antes de começar a investir”.

Danilo também continuará promovendo cursos na área. Ele chegou a reunir 250 pessoas em um deles e planeja novos conteúdos em breve. “Ofereço tanto a opção presencial como a online, temos tido um excelente retorno, demonstrando que o tema está cada vez mais relevante para as pessoas”.


De acordo com o comandante, alguns fatores despertaram a atenção para investimentos, entre eles, a reforma previdenciária, a inversão da pirâmide etária e o investimento das empresas da área em propaganda. “O tripulante também tem se interessado, os colegas que quiserem podem me procurar na Gol para batermos um papo sobre o assunto, faço com o maior prazer!”


Participe do projeto ‘After Landing’


Caso tenha um hobby ou projeto fora da aviação, envie um resumo da sua história para nós, no e-mail assessoria@asagol.com.br. Ela pode ser contada em uma edição futura do nosso canal “After Landing”!



© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: