Aeronautas se posicionam contra instalação de câmeras no cockpit


Caro(a) Associado(a),


Em reunião realizada nesta segunda-feira (03/04) com ANAC e CENIPA, representantes do SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT posicionaram-se perante os órgãos brasileiros quanto à recomendação da ICAO para que aeronaves com peso máximo de decolagem superior a 27 t certificadas a partir de 2023 recebam a instalação de câmeras para captação de imagens na cabine de comando.


Apesar de serem a favor de novas tecnologias auxiliando a segurança de voo, os aeronautas mantém-se alinhados ao posicionamento da IFALPA (International Federation of Air Line Pilots´ Associations) e são contra o uso de imagens dos pilotos.


Tendo ouvido as explanações dos aeronautas a ANAC se comprometeu a solicitar à ICAO maiores informações a respeito do tema, bem como pedir uma extensão de prazo para que o assunto seja debatido de maneira aprofundada, já estando uma nova reunião com Sindicato e Associações agendada para o dia 27 de abril.


Até lá, as entidades seguem atentas ao desenrolar desta nova proposição da ICAO, certas de que o respeito à privacidade do ambiente de trabalho dos aeronautas é preceito fundamental para a implementação de novas práticas direcionadas à segurança de voo.


Diretoria da ASAGOL

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: