Aeronautas reúnem-se com autarquia federal para discutir radiação ionizante


Caro(a) Associado(a),


O Sindicato Nacional dos Aeronautas, juntamente com a ABRAPAC e a ASAGOL, esteve reunido nesta quarta-feira (28) com a CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), no Rio de Janeiro, para discutir a questão da radiação ionizante em altitude e seu impacto sobre tripulantes de aeronaves.


O grupo de aeronautas representado pelos Comandantes Ruas (ACR Consultoria Aeronáutica e Diretor da ASAGOL), Tulio (Diretor da Secretaria de Saúde do SNA) e Aldo Bien (Presidente da ABRAPAC), além do Comissário de voo Mauro Matias (SNA/ASAGOL) foi recebido pelo Presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi, pelo representante da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear, Alexandre Gromman, pelo coordenador do Instituto de Radiação e Dosimetria, Francisco Rondinelli Júnior, e pela Chefe de Gabinete, Cássia Helena Pereira Lima.


Na reunião, foi apresentado um estudo completo, de autoria da ACR Consultoria, visando ao reconhecimento da profissão de aeronauta como exposta à radiação ionizante.

A CNEN se mostrou sensível às ponderações dos aeronautas e manifestou disposição para aprofundar o debate.


Ficou acertado que os aeronautas farão as gestões necessárias para a criação de um grupo de trabalho para discutir o assunto, de forma a criar um arcabouço regulatório apropriado para a categoria.


Os estudos envolvendo a exposição à radiação ionizante e os impactos sobre a saúde dos aeronautas são um trabalho conjunto desenvolvido por SNA, ABRAPAC, ASAGOL E ATT.


Diretoria da ASAGOL

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: