Aeronautas grávidas devem procurar SNA antes de ir ao INSS


Caro(a) Associado(a),


O SNA está solicitando às aeronautas que irão realizar perícia médica no INSS para afastamento das atividades por motivo de gravidez, que procurem antes o Sindicato para obter documentação que corrobore a necessidade de afastamento.


Diversos relatos feitos por aeronautas grávidas que não foram afastadas de suas atividades pelo INSS indicaram o desconhecimento dos médicos quanto às particularidades do trabalho à bordo no que tange às gestantes, motivo pelo qual o SNA elaborou um documento que deverá ser apresentado aos médicos junto com a documentação fornecida pelas empresas.


Nele o Sindicato destaca as prerrogativas para o afastamento, embasado no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC 67) e na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, bem como nas previsões da ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) e da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos).


O Sindicato também informou que está trabalhando para solucionar de maneira definitiva a questão, tendo agendado para a próxima quinta-feira (25/05) uma reunião com a Diretoria de Perícias Médicas do INSS.


Diretoria da ASAGOL

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: