Aeronautas apresentam à ANAC proposta de RBAC para FRMS


Em reunião realizada nesta sexta-feira (18/12) os aeronautas, representados por SNA, ABRAPAC, ASAGOL e ATT, entregaram à ANAC sua proposta para o futuro Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) sobre gerenciamento dos riscos da fadiga (Fatigue Risk Management System - FRMS).


O documento entregue à agência contempla um estudo científico abrangente baseado no modelo biomatemático SAFTE-FAST feito em parceria com o IBR (Institutes of Behavior Resources) que incluiu diversos aspectos, entre eles:


- Um panorama da fadiga na aviação brasileira; - A construção de uma tabela de jornada para tripulação simples adaptada à realidade brasileira; - Critérios para programações de voo em madrugadas consecutivas; - Critérios para programações de voo consecutivas com início cedo pela manhã; - Critério para recuperação em folgas simples; - Tabelas preliminares de limites de jornada para tripulações compostas e de revezamento e; - Posicionamento dos aeronautas em relação ao commuting.


A expectativa dos aeronautas é de que o estudo fortaleça as bases científicas, conforme as necessidades e demandas da categoria, para a elaboração de um RBAC sobre FRMS que eleve a segurança operacional a novos patamares no país sem impacto significativo na indústria.


O estudo completo será publicado para toda a comunidade aeronáutica em breve, fique atento!


Estiveram presentes à entrega do trabalho os Cmtes. Tiago Rosa (SNA), Artur Lobo (ABRAPAC), Tulio Rodrigues (ASAGOL) e Luciano Baia (ATT).

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: