Saiba como foi a Jornada Aeronáutica ABRAPAC

Atualizado: 21 de Mai de 2018


A ABRAPAC realizou na manhã da quarta-feira (24/08) sua Jornada Aeronáutica, evento que contou com a participação como palestrantes do Filósofo Mário Sérgio Cortella, do Cmte. Luiz Cabral, Diretor da ABRAPAC, e do Cmte. Tulio Rodrigues, Presidente da ASAGOL.


Abrindo a Jornada, Mário Sérgio Cortella cativou a audiência com o tema "Cenários Turbulentos, Mudanças Velozes". Focando o trabalho conjunto em prol do crescimento (pessoal e profissional) e dos resultados, o filósofo, escritor e professor da PUC-SP estabeleceu uma linha de raciocínio que buscava responder uma pergunta: qual legado deixaremos para o futuro da profissão?


Em uma palestra que instigou o olhar para nós mesmos, para quem somos e como podemos ser melhores (juntos) visando enfrentar um mundo em rápida e constante mutação, Cortella destacou a importância da união em busca de melhorias que sirvam ao grupo e se estendam à sociedade como um todo.


Na sequência o Cmte. Luiz Cabral assumiu o microfone para a segunda palestra do dia, abordando sob o tema "IFALPA Brasil - De Pilotos para Pilotos" o trabalho realizado pelo grupo brasileiro na IFALPA, coordenado pela ABRAPAC em parceria com SNA, ASAGOL e ATT.


Destacando a importância da participação e presença do país na entidade, em especial a aprendizagem obtida através da troca de informações com profissionais altamente gabaritados vindos de diversas partes do mundo, o Cmte. Luiz Cabral apresentou um resumo dos desafios enfrentados pela aviação brasileira sob o ponto de vista técnico, operacional e trabalhista (relação entre empresas, sindicato e funcionários).


Fechando a Jornada o Cmte. Tulio Rodrigues debateu um tema que tem sido foco de atenção crescente no Brasil e no mundo, a fadiga. Intitulada "Uma abordagem científica para o gerenciamento da fadiga humana na aviação civil brasileira", a palestra do Cmte. Tulio trouxe aos presentes um aprofundado estudo feito em parceria com Sindicato e Associações (clique aqui para ler a íntegra do Relatório dos Aeronautas).


Após uma introdução sobre a fadiga em si, suas definições e as maneiras como afeta a capacidade do ser humano de executar tarefas corretamente, foram abordados dados colhidos entre pilotos da aviação civil brasileira que revelaram o panorama da fadiga no país. À apresentação dos dados seguiu-se uma análise da exposição ao risco da fadiga com proposições de mitigação que incluíam, dentre outros aspectos, limites prescritivos de jornada para tripulação simples (http://www.asagol.com.br/files/_dirtecnica/FRMS/Jornada_FRMS_Tulio.pdf).


Concluída a palestra do Cmte. Tulio o evento foi encerrado deixando nos presentes a certeza de ter cumprido seu principal objetivo: proporcionar um ambiente profícuo para a propagação do conhecimento em prol do benefício comum.


Certa de que os resultados, melhorias e crescimento almejados pelos aeronautas brasileiros passam pela integração e compartilhamento irrestrito de ideias, a ASAGOL parabeniza a ABRAPAC pela realização de sua Jornada Aeronáutica.

© 2019 Associação dos Aeronautas da GOL - ASAGOL

Av. Washington Luís, 6817, sala 22, Santo Amaro, São Paulo-SP

Telefone: 11 5533-4197 | WhatsApp: 11 97691-6599 

Parceiros: