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mai
2018

ASAGOL NA 69ª PLENÁRIA DO CNPAA

Caro(a) Associado(a),

A ASAGOL participou nos dias 8 e 9 de maio da 69ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), realizada pelo CENIPA em Brasília.

Durante os dois dias de apresentações, tópicos relacionados à segurança de voo sob os aspectos técnico e humano foram extensivamente debatidos por representantes dos aeronautas (SNA, ABRAPAC e ASAGOL), companhias aéreas, empresas de taxi aéreo, fabricantes de aeronaves, escolas de aviação, universidades e órgãos civis e militares.

Entre os destaques estiveram, no primeiro dia, a apresentação da Comissão Nacional de Drones (da qual a ASAGOL passou a fazer parte durante o evento) sobre os riscos gerados por tais veículos à operação aérea, a criação da Comissão Nacional de Transporte de Artigos Perigosos, sob a coordenação da GOL, a apresentação pela Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo de uma ferramenta que propõe testar a atenção (performance cognitiva) do piloto antes do início de cada jornada de trabalho, e a apresentação pela ASAGOL do resultado dos trabalhos da Comissão Nacional de Treinamento (CNT), da qual a associação é coordenadora.

Na oportunidade, a ASAGOL também informou a passagem da coordenação da Comissão Nacional de Fadiga Humana (CNFH) para o SNA, que terá como responsável o Cmte. Tulio Rodrigues.

O segundo dia de evento foi marcado pela apresentação da EMBRAER sobre Runway Excursion, com um relatório das últimas frentes desenvolvidas pelo grupo de trabalho do tema no Brazilian Commercial Aviation Safety Team (BCAST).

Entre os estudos trazidos pela fabricante esteve o Takeoff and Landing Performance Assessment - Aviation Rulemaking Commitee (TALPA-ARC), que apontou que muitos acidentes de excursão foram causados por contaminação na pista.

Outros tópicos abordados foram a implementação do monitoramento de toque/pós-toque, tendo sido identificada uma deficiência no monitoramento do ponto de toque e do uso dos dispositivos de frenagem, e a análise de saída de pista em uma janela de 10 anos da aviação comercial regular, que apontou como fatores contribuintes para os eventos pista molhada ou contaminada, pousos longos, questões de projeto e manutenção de pista, pouso em IMC, procedimentos sem guiagem vertical, vento de cauda, reverso não adequado, reporte inadequado ou tardio de condição de pista, aproximação não estabilizada e pousos rápidos.

Encerrando a 69ª Sessão Plenária do CNPAA foi feita pela Comissão de Segurança de Voo na Manutenção (CSVM) uma análise crítica da falta de atenção do sistema de prevenção nos fatores humanos para manutenção aeronáutica.

Representada pelo Gerente de Manutenção da Azul, Maurício Maranhão, a Comissão destacou alguns itens de trabalho fundamentais para melhorar a capacitação, tais como proficiência no idioma inglês, revisitação das jornadas de trabalho do mecânico, aprimoramento das análises de proficiência psicotécnica e atendimento psicofisiológico após eventos aeronáuticos.

Representaram a ASAGOL na Plenária do CNPAA o seu Diretor Administrativo, Cop. Marcos Aurélio, e o Analista de Safety Eduardo Morteo.

REUNIÃO COM A ANAC (GCOI, GTOG E SAR)

A passagem da ASAGOL por Brasília para o debate de assuntos técnicos e de segurança foi concluída no dia 10 com uma reunião na sede da ANAC que contou com praticamente todos os membros da CNT, os quais foram recepcionados pelas Gerências de Certificação de Organização de Instrução (GCOI) e Técnica de Organização de Formação (GTOF) da agência, e por sua Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR).

No encontro, o Secretário Geral da ASAGOL, Cmte. Samir, apresentou aos representantes da ANAC a CNT, que tem a ASAGOL como entidade coordenadora, e o Analista de Safety Eduardo Morteo, responsável técnico e representante da associação na comissão.

O Analista de Safety da ASAGOL, por sua vez, expôs os pontos defendidos pela CNT e a proposta de auxiliar na atualização de manuais de treinamento conforme demanda da ANAC.

Tendo se mostrado bastante receptiva às propostas da CNT por intermédio da ASAGOL, a agência solicitou um ofício para oficializar seu ingresso na comissão, bem como indicar um representante especialista em cada grupo de trabalho e montar, junto com a associação, uma agenda de trabalho para 2018.

A ANAC ainda disponibilizou sua infraestrutura no país para o uso de salas de vídeo conferência, tendo a ASAGOL retribuído disponibilizando a sede da associação para a realização das reuniões remotas e presenciais da CNT.

Por fim, a associação apresentou a sua revista de segurança de voo, ASAGOL Safety News, e convidou a agência a escrever textos para a publicação, que não apenas se mostrou disposta a contribuir como solicitou à associação autorização para divulgar a revista em suas mídias.

Diretoria da ASAGOL

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